Recebeu uma encomenda! E agora?
Quando um cliente termina o processo de encomenda, se a sua loja online Magento estiver bem configurada, receberá uma notificação por email com o detalhe da nova encomenda. Neste momento é necessário confirmar os produtos encomendados, emitir fatura e envio e notificar o Cliente de que a sua encomenda foi processada.
A gestão de encomendas na Administração do Magento é feita em Vendas › Encomendas onde são listadas todas as encomendas da sua loja online, da mais recente para a mais antiga.
Detalhe de Encomenda
Clique na encomenda que pretende gerir para abrir a página de encomenda. Aqui pode ver todos os detalhes da nova encomenda:
- Encomenda: Nº de encomenda, data e hora, estado e loja (caso tenha múltiplas lojas numa só instalação);
- Cliente: Nome, email, morada de faturação, morada de entrega;
- Detalhes: Produtos, método de pagamento, método de entrega;
- Totais: Subtotal de produtos, valor de portes, imposto e total global;
No topo da página encontra o menu de ações, com vários botões:
- Editar: Esta opção irá cancelar esta encomenda e criar um duplicado que poderá alterar (ex: remover produtos, alterar método de envio, etc…);
- Cancelar: Altera o estado da encomenda para “Cancelada”;
- Enviar Email: (re)Envia email de resumo de encomenda ao Cliente;
- Bloquear: Altera o estado da encomenda para “Em espera” que lhe permite processar a encomenda mais tarde (ex: rutura de stock);
- Fatura: Emite fatura para esta encomenda. Altera estado da encomenda de “Pendente” para “Em processamento”.
- Envio: Emite “Guia de Remessa” e conclui o processamento da encomenda. Altera o estado para “Completa”.
- Voltar a encomendar: Premite-lhe criar nova encomenda em nome deste Cliente. Poderá alterar os produtos, pagamento, etc…
Gerir novas encomendas
O processo normal de gerir uma encomenda será:
- Verificar todos os dados da encomenda;
- Verificar disponibilidade de produtos solicitados;
- Emitir Fatura;
- Emitir Envio;
É importante realizar estes passos para todas as suas encomendas de modo a manter o cliente informado durante todo o processo e para que as suas estatísticas de vendas sejam fidedignas.
Uma forma de surprender os seus clientes e “ganhar pontos” é processar rápidamente as encomendas que receber e manter o seu cliente constantemente (dentro do razoável) informado.