Como gerir encomendas no Magento

Recebeu uma encomenda! E agora?

Quando um cliente termina o processo de encomenda, se a sua loja online Magento estiver bem configurada, receberá uma notificação por email com o detalhe da nova encomenda. Neste momento é necessário confirmar os produtos encomendados, emitir fatura e envio e notificar o Cliente de que a sua encomenda foi processada.

A gestão de encomendas na Administração do Magento é feita em Vendas › Encomendas onde são listadas todas as encomendas da sua loja online, da mais recente para a mais antiga.

Detalhe de Encomenda

Clique na encomenda que pretende gerir para abrir a página de encomenda. Aqui pode ver todos os detalhes da nova encomenda:

  • Encomenda: Nº de encomenda, data e hora, estado e loja (caso tenha múltiplas lojas numa só instalação);
  • Cliente: Nome, email, morada de faturação, morada de entrega;
  • Detalhes: Produtos, método de pagamento, método de entrega;
  • Totais: Subtotal de produtos, valor de portes, imposto e total global;

No topo da página encontra o menu de ações, com vários botões:

  • Editar: Esta opção irá cancelar esta encomenda e criar um duplicado que poderá alterar (ex: remover produtos, alterar método de envio, etc…);
  • Cancelar: Altera o estado da encomenda para “Cancelada”;
  • Enviar Email: (re)Envia email de resumo de encomenda ao Cliente;
  • Bloquear: Altera o estado da encomenda para “Em espera” que lhe permite processar a encomenda mais tarde (ex: rutura de stock);
  • Fatura: Emite fatura para esta encomenda. Altera estado da encomenda de “Pendente” para “Em processamento”.
  • Envio: Emite “Guia de Remessa” e conclui o processamento da encomenda. Altera o estado para “Completa”.
  • Voltar a encomendar: Premite-lhe criar nova encomenda em nome deste Cliente. Poderá alterar os produtos, pagamento, etc…

Gerir novas encomendas

O processo normal de gerir uma encomenda será:

  1. Verificar todos os dados da encomenda;
  2. Verificar disponibilidade de produtos solicitados;
  3. Emitir Fatura;
  4. Emitir Envio;

É importante realizar estes passos para todas as suas encomendas de modo a manter o cliente informado durante todo o processo e para que as suas estatísticas de vendas sejam fidedignas.

Uma forma de surprender os seus clientes e “ganhar pontos” é processar rápidamente as encomendas que receber e manter o seu cliente constantemente (dentro do razoável) informado.

Softag › eCommerce Magento, Websites e Marketing Digital — Lisboa, Portugal
Contacte-nos
Contactos
+351 268 010 5912
Av. João Crisóstomo 62 RC Dto.
1050-128 Lisboa

Ver Mapa Contacte-nos