Magento 2 – O futuro do eCommerce

A plataforma ecommerce Magento é a mais popular e mais usada em todo o mundo. Com cerca de 30% de quota de mercado (CE e EE juntas) existem mais de 200.000 lojas online em Magento.

Quando foi lançado o Magento 2?

Oficialmente publicada em 17 de Novembro de 2015, a versão dois da plataforma ecommerce mais usada em todo o mundo está em rápido desenvolvimento e espera-se a versão 2.1 para Junho de 2016.

Magento 2 - Dashboard

Quais as funcionalidades do Magento 2?

São demasiadas para listar todas aqui, mas deixamos as principais:

  • Melhor performance
    A nova versão do Magento é significativamente mais rápida que a anterior;
  • Administração completamente nova
    O design e várias funcionalidades da Administração foram refeitas e atualizadas para facilitar o dia-a-dia;
  • Processo de Checkout otimizado
    Todo o processo de checkout foi simplificado e melhorado;
  • Full Page Cache
    Cache de página melhorada que aumenta a velocidade da loja online
  • Melhor Integração PayPal – Express, Pro, Flow
    O método de pagamento PayPal está melhor que nunca!
  • Atualizações mais simples
    A rotina de atualização de versão foi totalmente refeita
  • Melhor SEO
    Rich Snippets por defeito, SEO-ready por defeito

Já posso atualizar para Magento 2?

Para já, a maior barreira a atualizar a sua loja online de Magento 1.x para Magento 2.x são os plugins de que a sua loja online depende. A versão 2 do Magento obriga a reprogramar todos os plugins e temas, pelo que para decidir atualizar para Magento 2, é necessário avaliar que os plugins que necessita (meios de pagamento, métodos de shipping, login redes-sociais, etc…) já foram atualizados para a nova versão.

Como referimos, espera-se a versão 2.1 para Junho de 2016. Essa versão terá resolvidos alguns bugs iniciais que estão a ser detectados nestas primeiras versões. É normal as primeiras versões terem pequenos problemas que só são identificados em “ambiente real”. A Softag está a testar estas versões e a produzir extensões para Magento 2 e a acompanhar a evolução dos grupos de resolução de problemas.

Pelo que conseguimos avaliar até ao momento, parece-nos ainda cedo para fazer a atualização para Magento 2. De forma a garantir que a sua loja online não tem problemas e em consequência que não veja quebra nas suas vendas, recomendamos que espere mais uns meses…

Até quando posso manter a versão 1.9 do Magento?

A versão 1.9.x do Magento será suportada pelo menos até ao final de 2018. Isto quer dizer que durante estes anos, serão publicados PATCHs de segurança para eventuais vulnerabilidades que venham a ser identificadas.

Mas não haverá novas funcionalidades, ou seja, não é esperado que venha a haver a versão 1.9.5…

Como posso atualizar de Magento 1.9 para Magento 2

Passar para Magento 2, não é uma atualização. É uma migração.

Toda a sua loja online terá de ser migrada para a nova versão. O design terá de ser reprogramado. Os dados de encomendas, produtos, clientes, etc terão de ser migrados com a Data Migration Tool para passar os dados da base de dados antiga para a nova. Os plugins necessários terão de ser instalados e configurados, etc…

Após a migração, será necessário testar todas as funcionalidades, enquanto a sua loja continua Live na versão 1.9.
Quando todas as verificações estiverem feitas, será necessário, desligar a loja por algumas horas, migrar os dados recentes para não perder encomendas entretanto recebidas e só aí publicar a nova loja.

Este processo não é simples e requer suporte especializado.

Aqui na Softag estamos entusiasmados com as potencialidades do Magento 2 e das melhorias que as lojas online irão beneficiar ao usá-lo. Já estamos com as “mãos na massa” a experimentar e testar para saber tudo sobre Magento. Até já publicámos uma extensão!

Até já!

Softag › eCommerce Magento, Websites e Marketing Digital — Lisboa, Portugal
Contacte-nos
Contactos
+351 21 314 61 82
Rua Andrade Corvo 27, 3º
1050-008 Lisboa, Portugal

Ver Mapa Contacte-nos