5 estatísticas que deve monitorizar no Google Analytics

Um website eficaz assenta no valor que os seus visitantes lhe reconhecem. Para avaliar a qualidade da sua presença online e o impacto que o seu site está a causar no seu público-alvo, deverá estar atento ao desempenho que consegue nas estatísticas do Google Analytics.

É bastante importante este tipo de análise para que possa avaliar os esforços desenvolvidos na promoção do seu site e os seus resultados, mas também poderá avaliar a eficácia de campanhas pontuais que merecerão ou não um esforço de promoção adicional.

O Google Analytics consiste numa ferramenta bastante completa que lhe oferece um vasto conjunto de estatísticas e métricas, com diversas funcionalidades. Neste artigo destacamos 5 das estatísticas que consideramos ser da maior importância para que o seu site corresponda às suas expetativas e às necessidades dos seus potenciais clientes.

  1. Origens de tráfego: É fundamental perceber de onde vêm os seus visitantes. Podem ser direct visitors, que entram pelo seu site introduzindo o seu URL diretamente no browser; search visitors provenientes de motores de pesquisa como o Google; ou referral visitors, vindos de um outro site ou blog onde encontraram o link para o seu site, redes sociais, diretórios, etc. Esta métrica diz muito sobre a relação que o seu site pode ter com outros, a partilha que é feita dos seus conteúdos pela internet mas também quais as palavras-chave que estão na origem das pesquisas que levam ao seu site.
  2. Páginas de Entrada: Quais as páginas por onde mais visitantes entram no seu site? Nem sempre os visitantes entram pela homepage. Seja porque procuram informação específica ou porque algumas páginas do seu site estão melhor posicionadas nos rankings dos motores de pesquisa do que outras, é importante que perceba quais são as páginas que atraem mais tráfego ao seu site o que poderá fazer para melhorar aquelas que não o fazem.
  3. Duração média de visita: Imaginando que o seu site tem bastante conteúdo escrito, se o tempo médio da visita ao seu site for de 20 segundos muito possivelmente isso significa que o conteúdo não está a ser suficientemente interessante para cativar os seus visitantes e fazê-los conhecer em detalhe o seu projeto. Nesse caso, terá de repensar a sua estratégia, uma vez que esta métrica é muito importante para medir o grau de envolvimento do seu site com os visitantes e deve ser maximizado.
  4. Páginas de Saída: Devemos sempre monitorizar quais as páginas por onde mais visitantes abandonam a visita do seu site. Não é forçosamente mau que uma página tenha uma percentagem bastante elevada, se for esse o seu objetivo. No entanto, se uma página tem uma taxa de saída elevada e o seu objetivo é que essa página encaminhe o visitante para uma determinada ação que não é concretizada, então deverá repensar o conteúdo para que a sua taxa de abandono diminua.
  5. Taxa de Rejeições: O bounce mede a percentagem de visitantes que saiu pela página em que entrou, isto é, sem visitar outras páginas. Isto pode acontecer por vários motivos: o visitante seguiu um link para outro website; carregou no botão “Retroceder”; fechou a janela ou separador de navegação; escreveu um novo endereço URL; Etc… No caso de artigos de blogues, por exemplo, é comum que a bounce rate seja elevada.
    No entanto, deve estar atento a estes números e procurar melhorias…

Estas são apenas algumas das funcionalidades disponíveis no Google Analytics. No entanto, e porque é bastante completo, pode tornar-se complexo para um utilizador sem experiência ou formação específica neste domínio. Se pretende aprofundar os seus conhecimentos nesta área ou procura uma consultoria especializada, a Softag pode ajudar.

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